Servir
Indíce do artigo
Servir
Página 2
Todas as páginas

Assina as Revistas: Boa Nova e Igreja e Missão

Participa e inscreve-te em : UM Sorriso para TI - 2016

Um Sorriso para Ti 2016 a 2018 - FICHA DE INSCRIÇÃO


 

 

 

 

ARM – Associação Regina Mundi, dos

Antigos Alunos da Sociedade Missionária Portuguesa

Sede: Rua da Bempostinha, 30 1150-066 Lisboa

Telefone: 218 851 546
Fax: 218 850 258

 

 


 

 

 

UM SORRISO PARA TI  -  2014

(Notícias de Moçambique)

 

 

 

 

 

Em primeiro lugar, queremos transmitir-vos o Khanimambo (changane) ou Koshukuru (macua) que nos tem chegado de Moçambique através da vossa preciosa ajuda às crianças deste país, seja pela via do financiamento às instituições pré-escolares a cargo dos Missionários da Boa Nova, seja pela via de um apoio mais direto a crianças pertencentes a agregados familiares mais carenciados, sempre através dos Missionários da Boa Nova. O vosso contribuito, que somou 8.000 euros, teve impacto na vida de 60 crianças no Chibuto (Gaza), de 30 crianças de Malema (Nampula) e de 200 crianças de Pemba (Cabo Delgado).

A cada ano que passa, tem-se assistido a um aumento do custo de vida em Moçambique. Esta realidade não se prende somente ao aumento de salários decretado pelo governo moçambicano, mas principalmente no caso de Pemba, à descoberta de grandes quantidades de recursos minerais (grafite) e de gás natural na província de Cabo Delgado. Esta nova fonte de riqueza atraiu para esta cidade do norte as grandes multinacionais de exploração destes recursos, trazendo um maior desequilíbrio à economia local, que se reflete num aumento dos preços dos bens essenciais de consumo. Esta nova realidade tem tido bastante impacto na sustentabilidade das escolinhas a cargo dos Missionários da Boas Nova, uma vez que as rubricas relativas à alimentação e aos salários dos funcionários absorvem quase a totalidade do orçamento anual para cada escolinha, quer em Pemba, quer no Chibuto. Se não fosse o contributo prestado por todos aqueles que embarcaram neste projecto, não seria possível suportar todos estes custos.

Em Malema, com a ajuda do vosso contributo, realizou-se um antigo sonho: a inauguração da escolinha chamada Mukatithi. Mukatithi é um passarinho azul, bastante pequeno, mas que anda sempre em bando, muito obediente e amigo das crianças. Como se pode ver, este nome significa um programa pedagógico. Colocar em funcionamento esta escolinha implicou um significativo no arranjo do espaço e na compra de mobiliário. Atualmente, estão matriculadas cerca de 30 crianças e os Missionários da Boa Nova esperam o apoio da ARM para continuarem a ajudar as crianças desta escolinha.


O que lhes transmitimos nesta pequena carta reflete, apenas, o essencial do
feedback que os Missionários da Boa Nova nos têm dado ao longo do último ano.  Ao longo deste texto, podem ver algumas imagens ilustrativas do apoio que tem sido prestado.

Mais uma vez, Khanimambo / Koshukuru / Obrigado.

O superior Geral da SMBN

a) P. Adelino Ascenso

O Presidente da ARM

a) Fernando Silva

VIDEO Com as fotos que nos enviaram fizemos uma ligeira montagem com música moçambicana, que podem ver aqui.

Nota: Carta recebida em 13 de Março de 2015



 
 

JavaScript is disabled!
To display this content, you need a JavaScript capable browser.

 
 
 
 
Share