Início

Assina as Revistas: Boa Nova e Igreja e Missão

Participa e inscreve-te em : UM Sorriso para TI - 2016


Um Sorriso para Ti 2016 a 2018 - FICHA DE INSCRIÇÃO

 

 

QUEM SOMOS

 

ALGUNS TRAÇOS QUE LHE DÃO ROSTO


1. Fundação e objecto


ARM – Associação Regina Mundi dos Antigos Alunos da Sociedade Missionária foi formalmente criada em 2 de Outubro de 1960, no Seminário de Cucujães, com a aprovação dos Estatutos e eleição da primeira Direcção.

Porém, a reunião fundadora aconteceu em 13 de Maio de 1944, em Sintra, na Quinta da Penha, quando aí se reuniu um grupo de antigos alunos que ficou conhecido por "Os 15 magníficos".

Outras reuniões documentadas, antes de 1960: 8 de Outubro de 1950, no Seminário de Cucujães; 1 de Outubro de 1958, no Seminário de Tomar, tendo sido fundada a "Bolsa da Vocação Missionária"; Outubro de 1959, no Seminário de Tomar, com contributo para a "Bolsa da Vocação Missionária".

Os Estatutos foram revistos e aperfeiçoados em 1964, 1981 e 1994. Foi em 14 de Maio de 1994 que a ARM foi legalmente constituída, em escritura pública celebrada no 6.º Cartório Notarial de Lisboa (Diário da República n.º 139, de 18/06/94, III Série, p. 10280-(4)).

 

2. Encontro Nacional e Encontros Regionais


Para isso realiza o seu Encontro Nacional anual, que é de dois dias desde 2001, com Assembleia Geral, no 3.º domingo de Maio, rotativamente nos seminários de Cernache do Bonjardim, Cucujães e Valadares. E também os Encontros Regionais, um convívio com castanhas, nos meses de Outubro e Novembro, nas nove delegações (Barcelos, Bragança-Miranda, Castelo Branco-Guarda, Cernache-Proença-a-Nova, Coimbra, Cucujães, Lisboa, Tomar e Valadares).

 

 


 

3. O Boletim e outras publicações


Como elemento indispensável de ligação e oferecendo conteúdo informativo, formativo e cultural, o Boletim da ARM publica-se trimestralmente desde 1961, com interrupção entre 1975 e 1993, e vai já no n.º 104 (Jul/Set 2009).

Com oito páginas desde 1993 e doze desde 2008, com fotografias a cores desde o mesmo ano de 2008, é responsável pela sua edição a Direcção da ARM e tem sempre variados colaboradores. A tiragem oscilou entre 500 e 580 exemplares desde 1993, sendo de 750 exemplares a partir de 2008.


Em 2005, para se associar à celebração das Bodas de diamante da Sociedade Missionária, a Direcção publicou o livro "A ARM nos 75 anos da Sociedade Missionária da Boa Nova – Memória, Testemunho, Futuro".

A Parte I, da autoria do Padre Jerónimo Nunes, é uma "História dos Missionários da Boa Nova"; a Parte II conta a vida da ARM; uma antologia de 124 textos de teor muito variado, publicados no Boletim, constitui a Parte III; a Parte IV é preenchida com 53 testemunhos de armistas; encerra a obra uma reflexão virada para o Futuro.

Em 2008, a ARM editou "Convento de Cristo / Seminário das Missões – Memórias", que inclui as comunicações de Jorge Custódio e J. Candeias da Silva apresentadas no Encontro Nacional da ARM de 2007, realizado em Fátima e no Convento de Cristo, em Tomar, e o testemunho de três armistas.

 

E em 2009, a ARM publicou "Seminário das Missões de Cernache do Bonjardim – Figuras e Memórias", que reúne os documentos do Encontro Nacional da ARM de 2008, realizado em Cernache do Bonjardim, nomeadamente:

- "Cernache do Bonjardim: Alma Mater da Sociedade Missionária", de J. Candeias da Silva;

"O Colégio das Missões Ultramarinas e D. António Barroso – Memórias", de A. Gomes de Araújo;

- "Moção em favor da causa da beatificação de D. António Barroso";

- "O Santo Condestável: Recuperar a memória e crescer em devoção junto dos antigos Paços do Bonjardim", de Aires A. Nascimento;

- Os testemunhos de cinco armistas; e a

- Tradução da carta "Suavi sane", do Papa Pio XI, feita por Aires A. Nascimento.


4. Solidariedade e cooperação missionária


Um dos objectivos estatutários da ARM é "auxiliar materialmente os seminários da SM com subsídios permanentes ou eventuais, designadamente Bolsas de Estudo" (Art.º 1.º, Parágrafo primeiro, alínea a ), sem esquecer muitos outros projectos missionários no terreno, numa atitude de solidariedade e cooperação de importância relevante.

 

João Gamboa (Dez 2009)


Saiba mais sobre a história da ARM .



 

VISITANTES

conter12

 
 

JavaScript is disabled!
To display this content, you need a JavaScript capable browser.

 
 
 
 
Share