Notícias-2013/14


20142014

NOTÍCIAS DA SMBN - 15 - 11 - 2014

 

Datas para acompanhar

 

Teremos, no espaço de menos de dois meses, datas importantes que nos apraz recordar:

1. Admissão às ordens sacras:

- Constantino António Hepalanga Hatende

- Hipólito Maria André Julião Vida

- Rui Jorge Santos Vieira Ferreira

22 de Novembro de 2014 – 19:30 – Seminário de Valadares

Preside o Vigário Geral da SMBN, P. Manuel Jerónimo Nunes

2. Ministério de Leitor:

- Constantino António Epalanga Hatende

- Hipólito Maria André Julião Vida

- Rui Jorge Santos Vieira Ferreira

23 de Novembro de 2014 – 11:00 – Sé do Porto

3. Renovação do Juramento Missionário:

- Rui Jorge Santos Vieira Ferreira

08 de Dezembro de 2014 – 12:00 – Seminário de Valadares

Preside o Vigário Geral da SMBN, P. Manuel Jerónimo Nunes

4. Renovação do Juramento Missionário

- Afonso Gomes Chivela

- Severino Morais Filho Araújo

27 de Novembro de 2014 – 18:00 – Seminário Boa Nova (Contagem), Brasil

Preside o Superior Geral da SMBN, P. Adelino Ascenso

5. Juramento Missionário:

- Luciano Simão

- Pedro Chey Dianingama

14 de Dezembro de 2014 – 10:00 – Seminário de Cernache do Bonjardim

Preside o Vigário Geral da SMBN, P. Manuel Jerónimo Nunes

 

6. Renovação do Juramento Missionário:

- Constantino António Epalanga Hatende

- Hipólito Maria André Julião Vida

07 de Janeiro de 2015 – 12:00 – Seminário de Valadares

Preside o Superior Geral da SMBN, P. Adelino Ascenso


Solicito a presença de todos através da oração, nestes momentos importantes para alguns dos nossos membros e, como tal, importantes para toda a Sociedade Missionária da Boa Nova.

P. Adelino Ascenso

Superior Geral

 


 

2014 - Encontro Regional de Valadares

 

No dia 9 de Novembro realizou-se o Encontro Regional da ARM, no seminário de Valadares, o tradicional encontro de S. Martinho, onde não faltaram as boas castanhas e a sempre agradável jeropiga.

Ler +

Fotos

 


 

D. António Barroso

 

Celebrar a memória de D. António Barroso


Para recordar o 160.º aniversário do seu nascimento, realiza-se no dia 08 de Novembro, sábado, pelas 15 horas, uma homenagem a D. António Barroso, que foi insigne Bispo do Porto. Missionário em três continentes, foi também uma figura emblemática da Igreja portuguesa nos anos difíceis da Primeira República.

À sessão que decorrerá no auditório da Biblioteca Municipal de Barcelos (Largo José Novais, 47 a 58), presidirá o Senhor D. Abílio Ribas, que foi Missionário em Angola e Bispo de S. Tomé e Príncipe, e será orador o distinto Prof. Doutor João Marques, da Universidade do Porto, que dissertará sobre «A política colonial e a evangelização da África Portuguesa nos finais do séc. XIX: D. António Barroso e o Comissário António Enes».

Estará também presente e abrilhantará a sessão o prestigiado Coro de Câmara de Barcelos. A cerimónia encerra pelas 17.30 horas, com deposição de flores, por familiares de D. António Barroso, junto à estátua, na Praça do Município.

Apesar de sabermos dos imensos afazeres dos nossos companheiros Armistas, a todos rogamos que nos acompanhem nesta homenagem a D. António.

Para todos um abraço amigo

Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar

 


 

Beatificação de Paulo VI

19-10-2014

 

No dia 19 de Outubro de 2014, SS. o Papa Francisco beatificou Paulo VI, conhecido como o "Papa das Missões".

O Seminário da Boa Nova de Valadares está muito ligado a este Papa, que contribuiu generosamente para a sua edificação.

No fim da celebração Eucarística, fez-se uma pequena romagem ao local do Seminário onde está colocada a invocação a este Papa, Paulo VI. Ali se rezou uma oração de sua autoria ao Divino Espírito Santo.

NOTA: "Foi eleito Papa em 21 de Junho de 1963, na sequência da morte do Papa João XXIII. Sendo o primeiro papa a viajar de avião, fez viagens, entre outros locais, a Jerusalém,(o primeiro depois de Pedro) à Índia, à ONU, a Portugal (em 13 de Maio de 1967, Santuário de Fátima), Turquia, Colômbia, Suíça, Uganda, Filipinas e Austrália. Concluiu o Concílio Vaticano II que tinha sido iniciado pelo Papa João XXIII, implementando posteriormente as suas reformas e medidas inovadoras que visam renovar a Igreja Católica".(Wikipédia)

 


 

ENCONTRO REGIONAL DE LISBOA

18-10-2014

 

Em 18 de Outubro de 2014, realizou-se o Encontro Regional de Lisboa, começando na Igreja de Santo Condestável e acabando no Museu do Teatro com a partilha das novidades a começar pelas dificuldades de saúde de alguns armistas.  Vejam algumas fotos.

 

 

 



Antigos Alunos de
1958 em Tomar

 

Tomar 12-10-2014Mais uma vez, no passado dia 12 de Outubro de 2014, um grupo de Armistas, entrados em Tomar em 1958, levaram por diante o seu encontro de saudade no Convento de Cristo em Tomar, tendo como convidado especial o ex-reitor, Padre Domingos Carvalho.

Houve visita ao convento, celebração Eucarística na igreja de Santa Maria dos Olivais (fora da cidade de Tomar) e almoço num restaurante da cidade. E acima de tudo houve convívio e festa, conforme podem ver através das fotos que o Armindo Henriques nos enviou para esta reportagem.

O Luís Cardoso R. Fernandes fez outra reportagem, que colocou no One Drive, convidando todos vós a fazer uma visita.

Sobre este encontro escreveu o representante da Direcção da ARM, Manuel Jorge Pereira de Carvalho:

Ler mais...

 


 

 

 



Padre Viriato Augusto Fernandes de Matos

1938- 2009

A SMBN, em colaboração com a ARM,  realizou em 12 de Outubro de 2014 uma celebração eucarística em Pinelo - Vimioso, recordando os 50 anos de ordenação sacerdotal do Pe.  Viriato Augusto Fernandes de Matos.

Como certamente se recordarão, o aniversário do seu falecimento ocorreu a 8 de Outubro de 2009.

Estiveram presentes, para além dos Senhores Padres Albino dos Anjos, Augusto Farias da SMBN e o   Senhor     Arcipreste de Pinelo, Padre Amado, bastantes Armistas que quiseram prestar a sua sentida homenagem ao Colega, ao Professor e ao Missionário. A esta festa se associaram todos os seus familiares e amigos daquela simples mas querida terra transmontana.

 

 

Celebrou-se a Eucaristia, e na celebração da Palavra falou-se das Missões e das muitas dificuldades que sentem os Missionários em terras de Missão. Algumas fotos para fazer reportagem.

Ler mais...

 


 

Manuel Martins Antunes

 

Comunicamos a todos os Armistas que no passado dia 10 de Outubro de 2014 faleceu o nosso colega Manuel Martins Antunes do curso de 1958. Era natural da freguesia do Castelo, concelho da Sertã e residia em Figueiró dos Vinhos, tendo entrada no Seminário de Tomar em 1958.

Que Deus o tenha em seu eterno descanso.

 

 

 


 

 

Novo Superior Geral da SMBN

Julho de 2014


Padre Adelino Ascenso

 

P. Adelino Ascenso nasceu em 30 de Outubro de 1954, em Souto de Carpalhosa (Leiria).

Entrou no Seminário de Valadares em 29 de Setembro de 1991.

Emitiu o seu primeiro Juramento em 16 de Julho de 1994.

Foi ordenado sacerdote em 21 de Fevereiro de 1998 (Sé Catedral de Leiria).
Partiu para o Japão, acompanhado pelo Superior Geral de então, P. Manuel Jerónimo Nunes. Com ele, a Sociedade Missionária estendeu o seu campo de acção ao Japão.
O seu primeiro trabalho foi na Paróquia de Fuse, Diocese de Osaka, integrado numa Comunidade dos Missionários do IEME (Instituto espanhol igual ao nosso).

Em Novembro de 2001, acompanha Dalai‑Lama na sua visita oficial a Portugal.

De 2004 a 2008, e por conta da Diocese de Osaka, vem para Roma licenciar‑se em História das Religiões (já leccionava então a cadeira da História do Cristianismo, na Universidade Católica Sapientia, em Osaka). E em 11 de Dezembro de 2008, em Roma, defende a sua tese: Transcultural Theodicy in the fiction of Shüsaku Endö. Presentes neste acto académico o próprio Embaixador do Japão junto da Santa Sé e o Senhor D. Serafim, então Bispo de Leiria‑Fátima.

Regressou aos seus trabalhos pastorais em Osaka, até vir participar na XII Assembleia Geral (já tinha participado igualmente na X Assembleia Geral, em 2006).

 

(Missionários da Boa Nova)

 


 

“O AMBOIM”

 

Gabela- Angola

Com data de 25 de Setembro de 2014 recebemos, com muita amizade do Padre Kusseta, da Paróquia da Gabela, Angola, o boletim da Paróquia, O AMBOIM, que acabamos de publicar em Scribd.com a fim de que todos possam ler e apreciar.

Sobre a alegria de ser Missionário - Diz:




Na Sua mensagem para o dia Mundial das Missões, o Papa Francisco, afirma que “ainda hoje há tanta gente que não conhece Jesus Cristo”. Esta frase lembra-me uma das catequeses do Arcebispo D. Benedito Roberto, então Bispo do SUMBE, aquando da visita à nossa Paróquia em que dizia: “Gabela é, também, terra de Missão (…). Estes prédios têm muita gente não evangelizada… e mais, devemos evangelizar as nossas ruas, os nossos prédios e as nossas aldeias”.

Sim, na nossa Paróquia, Rainha Santa Isabel – Gabela, temos aldeias inteiras nas zonas pastorais do Assango e Kiminha onde não há nem sequer um cristão Católico. Por esta experiência e muitas outras semelhantes conclui-se: “Ainda hoje há tanta gente que não conhece Jesus Cristo”. "Ler Mais" ...



 


Padre António Figueiredo Marques













 


Padre António FigueiredoCruzNo passado dia 1 de Setembro de 2014, faleceu em Tomar o nosso querido Armista, Padre  António Figueiredo Marques. Natural da freguesia de S. Romão (21-6-1943), Seia, Diocese da Guarda, entrou no Seminário da Sociedade Missionária em Tomar em 1956. e foi ordenado sacerdote em 13-7-1969.

Trabalhou em Moçambique, na Missão de S. Pedro do Chissano  (Xai-Xai), de 1969 e 1974. Em 1975 foi nomeado Prefeito para o Seminário de Tomar, onde ficou até 1977.

Mais tarde, em 1991, desvinculou-se da SMBN e transferiu-se para a Diocese de Santarém, tendo sido Professor no Liceu de Tomar, e colaborava paroquialmente na Freguesia de São João Baptista, em Tomar.

Sempre colaborou com a ARM, especialmente a quando da realização de alguns encontros em Tomar. Que o Senhor o receba no seu Reino.

A Direcção

 


 

MENSAGEM DA XII ASSEMBLEIA GERAL

DA

SOCIEDADE MISSIONÁRIA DA BOA NOVA



"A MISSÃO: UMA ALEGRIA PARA TODOS"

 


Não temais, pois anuncio-vos uma grande alegria (Lc 2,10)


CAROS AMIGOS:

 

1. Ao concluirmos a XII Assembleia Geral da SMBN, damos graças a Deus pela nossa vocação missionária e pela dedicação e zelo apostólicos de todos, nos diversos campos de trabalho.

Com os mesmos sentimentos de Paulo, podemos dizer:

"Todas as vezes que me lembro de vós, dou graças ao meu Deus, sempre, em toda a minha oração por todos vós. É uma oração que faço com alegria, por causa da vossa participação no anúncio do Evangelho, desde o primeiro dia até agora". (Fl 1, 3-5)

 

2. Nestas três semanas de trabalhos, nós, os dezasseis Membros da Assembleia Geral, tivemos a oportunidade de, através dos relatórios do Superior Geral, das várias Regiões, dos Departamentos e também dos testemunhos dos Delegados, nos apercebermos da realidade atual da SMBN. Constatámos a doação generosa de todos num projeto comum, apesar das fragilidades (escassez de pessoal, idade, cansaço, doença…) que vamos sentindo. Esta doação é um tesouro precioso que devemos enaltecer e agradecer. Testemunha a entrega fiel à Missão que sempre exige sair de nós e da nossa terra e optar pela joia preciosa da nossa vocação missionária. (cf. Mt 13,44).

 

3. Homens livres, na doação a Deus e aos irmãos, procuramos servir o Evangelho, como servos de Deus (cf. 1Pe 2,16). A nossa presença, vida e ação constituem um sinal significativo de homens proféticos num mundo que anseia por justiça, paz e amor.

Revigorados pelo testemunho e pela Exortação ApostólicaEvangelii Gaudium do Papa Francisco, os Membros desta XII AG venceram, com espírito de fé, uma certa onda de pessimismo e de desânimo que, por vezes, parece querer arrastar-nos.

A hora é de esperança e de alegria no Espírito Santo, porque a hora é d’Ele e o tempo é graça para nós. “Pois quando sou fraco, então é que sou forte.” (2Cor 12,10)

 

4. Com estes sentimentos, e radicados no amor de Cristo que nos impele, a XII AG aponta algumas pistas que podem reavivar a chama da nossa vocação comum, em três dimensões da nossa vida e que nos parecem mais importantes:

- Identidade Missionária: Carisma e Futuro

- A Vida Comunitária e Espiritual

- Animação e Formação Missionária

Esta reflexão comum será oportunamente enviada a cada Membro para, no esforço de todos, a tentarmos concretizar na nossa vida.

 

5. As ciências biomédicas dizem-nos que a vida sobre a terra é um constante morrer e renascer. Também com as pessoas e as instituições se passa o mesmo fenómeno. A morte não é tragédia; só o seria se ela fosse o fim.

Como Missionários do primeiro anúncio, proclamando a Morte e a Ressurreição de Cristo, não podemos ficar na morte e no fracasso, no calvário ou na cruz, mas, como Madalena, correr para anunciar a surpresa da Ressurreição de Cristo. Precisamos, pois, como os Discípulos de Emaús, de O reconhecer nos caminhos e nas várias situações da Igreja e do mundo.

 

6. Porque acreditamos em Jesus Ressuscitado, na Igreja e na SMBN, delineámos um itinerário programático para o próximo quadriénio (2014-2018), tendo como pano de fundo a exortação apostólica Evangelii Gaudium, com o tema geral “A Missão: uma alegria para todos” e, como metodologia, a lectio divina. Quisemos desta forma acentuar a necessidade de viver a nossa vocação na alegria de uma doação sem reservas e contagiarmo-nos uns aos outros no corajoso, humilde e fiel testemunho do “vede como eles se amam”. Só assim seremos o suave odor de Cristo (cf. 2Cor 2,15) que se pede aos Seus missionários.

 

7. Alicerçados no amor de Cristo, fonte da alegria (cf. Jo 15,9-11) que nos anima e conforta, queremos saudar todos os membros da SMBN, especialmente os mais frágeis e os que carregam a cruz redentora do sofrimento, os Bispos e as comunidades das nossas dioceses, assim como os nossos colaboradores, benfeitores e amigos, as Missionárias da Boa Nova, os Leigos Boa Nova, a ARM e toda a Família Boa Nova.

Juntos, unidos na oração, num só coração e numa só alma (cf. Act 4,32) continuaremos a trilhar os caminhos sempre novos da Missão.

 

8. Senhora da Conceição, Boa Nova de teu Filho à tua prima Isabel, aos pastores de Belém, aos noivos de Caná, às multidões que seguiam Jesus, aos amigos do Gólgota, aos discípulos do Cenáculo, sê para nós, agora e sempre, Senhora da Boa Nova.

 

Faz-nos, como Tu, portadores de Cristo para o nosso mundo.

 

Valadares, 31 de Julho de 2014

 


 

XII Assembleia Geral

da

SMBN


No nosso Seminário de Valadares (Portugal), acaba de ser eleita a nova Direcção Geral da Sociedade Missionária da Boa Nova para oQuadriénio 2014 – 2018:

 

Superior Geral - P. Adelino Ascenso

Vigário Geral e 1.º Assistente Geral - P. Manuel Jerónimo Nunes

2º Assistente Geral - P. Aires Augusto Nascimento

3º Assistente Geral - P. Augusto Farias

4º Assistente Geral - P. Luís Miguel Pereira de Castro

 

 

Lisboa, 25 de Julho de 2014

 


António Gomes Onofre

 

No passado dia 5 de Julho de 2014 partiu para o Pai o Armista,  António Gomes Onofre, que estava internado no Hospital de S. Sebastião, em Santa Maria da Feira.

Entrou em 1962 no Seminário de Tomar, vivia em S.João de Ovar e era natural de S. Cristóvão-Ovar. Durante anos foi um grande colaborador do Pároco e Ministro da Comunhão. Por ele e pela sua Família elevemos  ao Pai as nossas preces. Vamos sentir a sua falta, mas estamos certos de que temos mais um "advogado" no Céu.

 

 

 

 


 

 

 

Um Reconhecimento

Lisboa, 20 de Março de 2014


É sempre com alegria e orgulho que recebemos notícias destas.

Parabéns Manuel Vilas-Boas.

A Direcção

 

"Encontros com o Património"

da TSF vence Prémio Europa Nostra 2014

Publicado hoje às 11:01, 20 de Março de 2014


O programa da TSF "Encontros com o Património", realizado por Manuel Vilas Boas desde 2007, é um dos vencedores dos Prémios Europa Nostra de 2014, na categoria de "Educação, formação e sensibilização".

http://www.tsf.pt/PaginaInicial/Vida/Interior.aspx?content_id=3768630&page=-1

 

 

O jornalista da TSF Manuel Vilas Boas reage ao prémio recebido pelo programa

"Encontros com o Património"

 

«Encontros com o Património» é emitido semanalmente na TSF e é uma parceria com a Direção-Geral do Património. Este é o quarto prémio que vence.

O programa abrange temas tão diversos como património arquitetónico, arqueológico, paisagístico, ferroviário, mineiro, religioso, militar, hospitalar, museus, monumentos, proteção e valorização do património, entre outros.

O júri dos Prémios Europa Nostra assinalou o programa da TSF como «um exemplo de radiodifusão na área do património». O Júri apreciou o facto de os programas «proporcionarem perspetivas realísticas diversas acerca do património cultural português, promovendo simultaneamente a sensibilização para algumas temáticas mais problemáticas relacionadas com a conservação do património».

Os 27 vencedores do Prémio da União Europeia (UE) para o Património Cultural/Prémios Europa Nostra de 2014 foram selecionados entre 160 projetos nomeados, de 30 países.

Para além de celebrar a excelência do trabalho no domínio do património cultural, o prémio da UE visa promover competências e normas de elevada qualidade no plano da conservação.

A cerimónia de entrega dos prémios terá lugar no dia 5 de maio, no Burgtheater de Viena, sob o patrocínio do Presidente da Áustria, Heinz Fischer. Androulla Vassiliou, Comissária Europeia responsável pela Educação, Cultura, Multilinguismo e Juventude, e Plácido Domingo, cantor de ópera e Presidente da Europa Nostra, vão apresentar os prémios.

 


 

20132013

Nota:

 

As notícias de 2013 encontram-se espalhadas nos diversos temas deste Portal, onde foram publicadas.

 

 

 

 

Voltar ao cimo

 

 

 

 

 

 
 

JavaScript is disabled!
To display this content, you need a JavaScript capable browser.

 
 
 
 
Share