Notícias-2012


2012
2012

Notícias de Malema

 

2012 - Um ano da Graça


Este ano foi Graça.Toda a equipa missionária se empenhou em anunciar Jesus. Preparámos um esquema para o estudo de S. Marcos. Transmitimo-lo a alguns mensageiros de cada paróquia e com a colaboração deles em Macua, levámos a Boa Notícia a 16 zonas de Malema e Nataleia. A exposição dos textos e a sua encenação em grupos abriu alguns corações para Jesus. Dizia uma velhinha, não cristã, mãe do ancião duma comunidade: Falais tão bem de Jesus! Agora entendi que vale a pena ser cristã!Quase metade dos fins de semana foram dedicados a esse trabalho. Mesmo na ausência do pároco houve uma série de cursos. Não sei se é nova evangelização. Prefiro chamar simplesmente evangelização.

Os velhos missionários já evangelizaram muitas pessoas por aqui. Mas é um serviço que tem de ser feito a sério em cada geração. No próximo ano continuaremos com o estudo de S. Lucas. É ele que vai preencher o ano da Fé.Claro que isso complicou o trabalho normal de sacramentalização. Os últimos 3 meses antes da chuva foram uma corrida para chegar às 25 zonas a batizar e abençoar casamentos. Mesmo assim procurámos perceber melhor a vida das comunidades e fazer chegar o anúncio fundamental.

A minha surpresa neste ano foi perceber que as capelas se enchem nos dias de casamentos. Mas, se as visitamos só para fazer a Eucaristia, muitos cristãos ficam em casa… Sei que isso acontece em muitos lugares do mundo. Mas, se o padre vai só uma ou duas vezes por ano e eles não sentem falta deste encontro sacramental, alguma coisa está a falhar.No entanto, as comunidades estão vivas.

Neste ano, quantas comunidades fizeram capela nova! Ainda não fiz as contas mas foram muitas inaugurações. Algumas são bem tradicionais, pau a pique e cobertas de capim. Mas muitas foram melhoradas: tijolos e cobertura de chapas de zinco. Numa sociedade onde o dinheiro é tão escasso, é muito esforço e trabalho comunitário.Na sede das duas paróquias conseguimos dar um avanço na construção de salas de catequese. Mesmo sabendo que as crianças gostam de catequese de baixo da mangueira, em 2013, nos dias de chuva, os catequistas terão a vida facilitada.Tentámos iniciar a catequese do crisma nas 3 regiões pastorais. Mas o sucesso não chegou a 50 por cento. Em tempos antigos, o crisma era dado pelo padre, aos adultos, junto com o Batismo. Não havia preparação especial. Moda nova custa a pegar.

O senhor Bispo foi só a Nataleia. Vamos tentar de novo em 2013.O ano da Fé começou praticamente no advento. Fornecemos às comunidades um esquema para estudo dos dois primeiros capítulos de S. Lucas. Rompemos um pouco o esquema das celebrações rotineiras, para introduzirmos o método tradicional africano: ensinar contando histórias. Uma boa parte das comunidades conseguiu estudar a sério as histórias de Lucas, para que os outros ouçam, vejam e percebam a novidade do Deus Criança que vem visitar-nos neste Natal.

No final deste ano tive ainda outra surpresa. O senhor Arcebispo, sensibilizado pelos efeitos colaterais que poderão ter, entre nós, os grandes projetos, resolveu dar vida nova à Comissão Pastoral da Terra e Ecologia. A nossa paróquia foi escolhida para a experiência piloto. A equipa esteve aqui esta semana e demos o pontapé de saída à concessão de títulos de terra em nome das comunidades. Assim ficará mais garantida a posse da terra e os que vierem para a usurpar terão de enfrentar-se com uma comunidade inteira.

Damos graças a Deus pelo que Ele vai gerando nestes corações. Agradecemos aos amigos que colaboraram connosco em orações e dinheiro para este trabalho. Foram muitos. Mas, em termos de organizações não podemos esquecer a ARM, os Leigos Boa Nova, a revista Boa Nova e a Diocese de Lamego que destinou os resultados da quaresma 2012 a Malema e Nametil. Sensibilizou-nos um senhor (pai de um missionário) que, no leito da dor, se lembrou de repartir connosco as suas economias. Chamávamos a isso doente missionário. Que Deus lhe pague a ele e a todos vós pela união connosco e pela solidariedade com este povo. A todos desejamos um bom Natal 2012 e um melhor 2013. Um grande abraço.

A equipa missionária de Malema

PS. - Mensagem recebida por email do P. Padre Jerónimo. A esta equipa o nosso muito obrigado pelo carinho manifestado.

 

 


 

 


 

D. ANTÓNIO COUTO

BISPO DE LAMEGO


Tomou posse desta Diocese no dia 29 de Janeiro de 2012, sucedendo ao Senhor D. Jacinto Tomaz de Carvalho Botelho.

Armas de D. António Couto

Tapeçaria com Brasão de Armas de D. António Couto

Oferta da ARM

 

D. António Couto, novo Bispo nomeado para a Diocese de Lamego em 19 de Novembro de 2011, tomará posse no dia 29 de Janeiro de 2012

D. António José da Rocha Couto

D. António José da Rocha Couto

Novo Bispo de Lamego

Com data de hoje, o Santo Padre nomeou o Sr. D. António José da Rocha Couto como novo Bispo de Lamego, sucedendo, desta maneira, ao Sr. D. Jacinto Tomaz de Carvalho Botelho que, há cerca de um ano, tinha pedido a renúncia ao cargo, por ter atingido os 75 anos de idade.

 

 

 

 

 


O Sr. D. António Couto nasceu a 18 de Abril de 1952, em Vila Boa do Bispo, concelho de Marco de Canaveses. A 2 de Outubro de 1963 entrou no Seminário de Tomar, da Sociedade Portuguesa das Missões Ultramarinas, hoje Sociedade Missionária da Boa Nova. Recebeu a ordenação sacerdotal em Cucujães, em 3 de Dezembro de 1980. Os primeiros anos de sacerdócio foram vividos no Seminário de Tomar, acompanhando os alunos do 11.º e 12.º anos. No ano lectivo de 1981-1982 foi Professor de Religião e Moral Católica na Escola de Santa Maria do Olival, em Tomar. Em 1982 fez o curso de Capelães Militares, na Academia Militar, e foi nomeado capelão militar do Batalhão de Serviço de Material, do Entroncamento, e, pouco depois, também da Escola Prática de Engenharia, de Tancos. Transferiu-se depois para Roma, para a Pontifícia Universidade Urbaniana, onde, em 1986, obteve a licenciatura canónica em Teologia Bíblica. Na mesma Universidade obteve, em 1989, o respectivo Doutoramento, depois da permanência de cerca de um ano em Jerusalém, no Studium Biblicum Franciscanum. No ano lectivo de 1989-1990 foi professor de Sagrada Escritura no Seminário Maior de Luanda. Regressou então a Portugal, e foi colocado no Seminário da Boa Nova, de Valadares, com o encargo da formação dos estudantes de teologia. É professor da Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa, núcleo do Porto, desde o ano lectivo de 1990-1991. De 1996 a 2002 foi Reitor do Seminário do Seminário da Boa Nova, de Valadares. Foi também Vigário Geral da Sociedade Missionária da Boa Nova de 1999 a 2002, ano em que foi eleito Superior Geral da mesma Sociedade Missionária da Boa Nova, cargo que ocupou até à data da sua Ordenação Episcopal, em 23 de Setembro de 2007.

A SMBN é composta por sacerdotes diocesanos e leigos que se consagram à evangelização. Surgida em Portugal em 1930, dedica-se à evangelização ad gentes em Moçambique (desde 1937), Angola (desde 1970), Brasil (desde 1970), Zâmbia (desde 1980) e Japão (desde 1998). Em 2004, João Paulo II nomeou o novo Bispo de Lamego como membro da Congregação para a Evangelização dos Povos. D. António Couto é colaborador do Programa ECCLESIA (RTP2), da Igreja Católica, tendo colaborado regularmente desde 2003, na sua qualidade de biblista.

É autor dos seguintes livros: Até um dia (poemas) 1987; Raízes histórico-culturais da Vila Boa do Bispo (1988); A Aliança do Sinai como núcleo lógico-teológico central do Antigo Testamento (tese de doutoramento), 1990; Como uma dádivaCaminhos de antropologia bíblica, 2002 (2.ª edição revista em 2005); PentateucoCaminho da vida agraciada, 2003 (2.ª edição revista, 2005). E também autor de inúmeros artigos em enciclopédias, colectâneas e revistas. Na última Reunião Plenária da Conferência Episcopal Portuguesa, foi eleito Presidente da Comissão Episcopal da Missão e Nova Evangelização.


Ao Sr. D. Jacinto Botelho, a Diocese agradece o seu intenso ministério episcopal ao longo destes anos.Ao Sr. D. António Couto, a Diocese dá as boas vindas e, desde já, oferece a Deus orações pela sua pessoa, intenções e projectos de Missão.

PODEM CONSULTARhttp://www.diocese-lamego.pt/
a) Eugénio Perregil

 

D. António José da Rocha Couto

 

 

 

 

 

Voltar ao cimo

 
 

JavaScript is disabled!
To display this content, you need a JavaScript capable browser.

 
 
 
 
Share