Missionárias da Boa Nova

MISSIONÁRIAS DA BOA NOVA

1963 - 2013


50.º ANIVERSÁRIO



As comemorações do 50.º Aniversário das Missionárias da Boa Nova, tiveram lugar no Seminário de Valadares nos dias 4 a 6 de Outubro de 2013.No dia 4 pelas 22 horas,  sob o tema Viver con (o) sagrado em que foi conferencista o Rev. Pe. João Torres Campos, deu-se início às festas do encerramento desta efeméride, que terminou no dia 6 com a Eucaristia concelebrada pelo Senhor Bispo D. João Miranda, que com muito carinho tem vindo, há cerca de 20 anos,  a acompanhar a vida e a obra destas missionárias leigas.


Este Braço Missionário foi criado em 1963 pela Sociedade Missionária da Boa Nova (SMBN) para dar resposta a muitos anseios e necessidades em terras de missão, nomeadamente em Moçambique, como braços de Esperança dos missionários.

Aos poucos e com muita coragem esta Organização se consolidou, cresceu e se expandiu, de tal forma que hoje já se encontra a trabalhar em Moçambique e Brasil, sem esquecer Portugal onde têm a sua sede.

 


A ARM não podia alhear-se  deste evento. Marcou presença, participou e viveu o seu entusiasmo, deixando aqui o seu testemunho e apreço.Da missionária Ir. Maria Isabel de Sousa abaixo transcrevemos na íntegra a sua intervenção no final da Eucaristia porque nela retrata duma maneira muito peculiar a Vida Carismática destas nossas Irmãs ao serviço incondicional da Missão que consiste, antes de mais, em "mostrar Jesus" a cada irmão que o não conhece.

 

 

 

 

E numa segunda fase falar desse Jesus, que enche os corações de todos os Cristãos Baptizados. E é este Jesus que lhes dá a força e a alegria de serem missionárias.

 

 

 

 

JavaScript is disabled!
To display this content, you need a JavaScript capable browser.

Um dos vídeos das Missionárias da Boa Nova

 

Agradecimento

 

Já dizia Shakespeare que a gratidão é o único tesouro dos humildes. “Quem reconhece agradece!” O júbilo é o sentimento do coração de quem celebra e agradece. E em meu nome pessoal e de todas as missionarias quero agradecer a amizade, carinho, partilha, oração, conselhos, companheirismo de todos vós que estando mais ou menos próximos têm demonstrado por nós.

Uma caminhada de 50 anos que nasceu no sonho da Sociedade Missionaria da Boa Nova, desses homens inspirados pelo Espírito santo que resolveram em 1963 patrocinar um instituto feminino com a finalidade de trabalharem na promoção da Mulher Africana. 
Os tempos foram evoluindo e o Espírito foi suscitando que nos abríssemos também América Latina.

Por isso agradecemos em primeiro lugar

A Deus que nos criou, nos formou e escolheu para sermos sal e fermento na sociedade e nos dá a sabedoria, a força, a coragem e discernimento,

A Jesus Cristo, o primeiro Missionário do Pai, nosso esposo, fiel companheiro, amigo, irmão que em todo as horas e momentos nos acompanha, ilumina e ama apesar da nossa fragilidade, 

À SMBN que escutou o sopro do Espírito, nos acolheu, formou e nos impulsiona a rasgar horizontes, com quem trabalhamos nos países além fronteiras, nos apoiam tanto ao nível material como espiritual de quem nos orgulhamos de ser família,
À Igreja diocesana, aqui representada pelo Sr. D. João Miranda, pessoa que muito admiramos e estimamos e que nos tem acompanhado sobretudo nestas duas décadas,

Aos nossos parceiros: Aparf, ATACA, Leigos boa nova, ARM, Criaditas dos Pobres e demais institutos e movimentos com quem trabalhamos e aprendemos a ser mais e melhores missionárias.

Aos nossos familiares, amigos e benfeitores que nos apoiam em tudo, nos compreendem, estimam e ajudam a que possamos chegar mais longe, onde podemos encontrar um porto seguro,

A todas as comunidades jovens que em terras ditas de missão nos acolhem, com quem partilhamos a vida, cuidamos e somos cuidados, dialogamos e somos, onde evangelizamos e somos evangelizados, porque nesta permuta crescemos mutuamente,

Ás nossa irmãs mais velhas que já partiram para o Pai, Conceição Santos, Maria das Neves e Diamantina que na morada celeste continuam a viver em comunhão conosco e interceder junto do Pai por nós.

A todas as companheiras, missionarias da boa nova que se encontram aqui e também no Brasil e moçambique que grandes coisas fez por nós o Senhor. Agradeçamos-Lhe e expressemos a nossa gratidão com a promessa de sempre acolhermos as manifestações da sua graça.
Bem hajam. Estaremos sempre unidos nos caminhos da missão!

Valadares, 06 de Outubro 2013

a) Isabel Sousa

 
 

JavaScript is disabled!
To display this content, you need a JavaScript capable browser.

 
 
 
 
Share